Lula se manifesta sobre a morte do papa Francisco. E decreta luto oficial de Sete dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4). Em nota, o chefe do Planalto afirmou que o pontífice “viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.

“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.

O presidente decretou luto de 7 dias pelo falecimento do pontífice. No comunicado, Lula também destacou o histórico de luta pela igualdade do papa Francisco.

“Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também escreveu uma mensagem sobre a morte de Francisco. Em suas redes sociais, ela afirmou que o líder religiosos foi “um farol no meio de tantas trevas”.

“Um papa latino que, com sua simplicidade e com o verdadeiro amor ao próximo, sempre esteve ao lado dos mais pobres, vulneráveis e marginalizados e que em sua última aparição pública, tão simbólica no domingo de Páscoa, dirigiu suas palavras ao povo de Gaza, ressaltando a situação humanitária dramática vivida pelos palestinos, e reforçando que não é possível haver paz no mundo sem um verdadeiro desarmamento.”

Metrópoles*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima