Inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão da sua candidatura à Presidência da República em 2026 para 51% dos deputados federais. A informação consta na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2).
Bolsonaro foi condenado pela corte eleitoral em 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele ainda pode recorrer do caso no STF (Supremo Tribunal Federal).
Por outro lado, 23% dos parlamentares responderam que o ex-presidente deve manter a candidatura ativa para a corrida eleitoral do próximo ano. Os que não souberam ou não quiseram responder somam 26%.
Entre os que acham que ele deveria deixar de lado o posto de candidato, 55% são parlamentares da base do governo, 47% da oposição e 65% se classificam como independentes.
Na outra ponta, dentre os deputados que acreditam que o ex-chefe do Executivo deva manter a candidatura, 49% são da oposição e 14% do governo, enquanto os independentes somam 10%.
O levantamento foi feito com 40% dos parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados.
A pesquisa ouviu 203 deputados federais, entre os dias 7 de maio de 30 de junho, on-line e presencialmente.
A margem de erro estimada é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Bolsonaro deveria manter ou abrir mão da candidatura?
- Abrir mão da candidatura: 51%
- Manter a candidatura: 23%
- Não sabe/não respondeu: 26%
Fonte: CNN Brasil