Dentro da programação cultural da Festa de Nossa Senhora da Guia, a cidade de Acari receberá, no dia 13 de agosto, às 20h30, no Anexo do Museu Histórico, a abertura da exposição que marca o centenário de José Braz Filho e sua esposa, Adaltiva Pires Galvão. A iniciativa é da família Braz e conta com curadoria dos historiadores Adriano Campelo e Cícero Araújo.
Ex-prefeito de Acari, José Braz Filho foi uma liderança política que ultrapassou as fronteiras do município e do Seridó, sendo reconhecido em todo o Rio Grande do Norte e em parte do Nordeste. Nascido na zona rural, no sítio Acauã, construiu carreira marcada pela proximidade com a população e pela busca de melhorias para a cidade. Apaixonado pela vida no campo e incentivador de vaquejadas, comandou importantes eventos em Currais Novos e Acari na década de 1980. Sua gestão ficou marcada pelo título de “Cidade mais limpa do Brasil”, referência que até hoje é associada a Acari.
Dona Adaltiva Pires Galvão, como primeira-dama, destacou-se pelo apoio às ações da gestão, pelo acolhimento e aconselhamento à população, além de atuar em decisões importantes. Juntos, deixaram também um legado material, com obras como o Palácio dos Esportes Dr. Jorácio Mamede, o matadouro público, a cobertura da feira e o calçamento de diversas ruas.
Segundo o historiador e curador Cícero Araújo, que prepara um livro sobre o centenário do casal, a exposição busca resgatar a memória e a contribuição deles para a história de Acari, reunindo objetos, fotografias e registros que mostram a trajetória política e pessoal de José Braz e Adaltiva.
Ismael Medeiros*


