Condenado a 56 anos de prisão, o empresário Francisley Valdevino da Silva, o Sheik do Bitcoin, investiu R$ 30 milhões em uma sociedade com o pastor Silas Malafaia, fundador da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. O valor do aporte foi revelado em depoimento, até então inédito, de uma testemunha-chave do processo criminal que resultou na condenação do Sheik do Bitcoin, em outubro passado.
À coluna Silas Malafaia confirmou que recebeu investimentos de Francisley, mas ponderou que a sociedade durou cerca de um ano e terminou antes mesmo de o Sheik do Bitcoin ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Silas Malafaia e Francisley foram sócios na Alvox Gospel Livros Marketing Direto, uma loja digital com foco no segmento evangélico. A empresa foi aberta em maio de 2021 e encerrada em julho de 2022. O aporte milionário realizado pelo Sheik do Bitcoin tinha como principal objetivo ajudar financeiramente a Central Gospel LTDA, editora que pertence ao pastor e que, em 2019, entrou em recuperação judicial no valor de quase R$ 16 milhões.
O início da parceria entre Silas Malafaia e Francisley é detalhado pelo empresário Davi Zocal à Polícia Federal. Davi atua no ramo da música gospel e é considerado uma testemunha-chave em razão da proximidade que mantinha com o Sheik do Bitcoin. O depoimento ocorreu em agosto de 2022, mas só agora o seu conteúdo está sendo divulgado pela imprensa. Confira:
Metrópoles*