Você sempre Bem Informado! Aqui!

Chapa de Zenaide e Tércio lidera tempo de TV para o Senado no RN

A chapa formada por Zenaide Maia (PSD) e Tércio Tinôco (União Brasil) terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. A coligação “Esperança e Trabalho” contará com 3 minutos, 13 segundos e 57 centésimos em cada bloco e 451 inserções ao longo da programação.

A distribuição foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta sexta-feira 21, durante audiência pública sobre o horário eleitoral no rádio e na televisão. O bloco destinado ao Senado terá sete minutos, compartilhados entre três coligações e a Federação PSOL-Rede.

Tempo de cada chapa para o Senado

  • Zenaide Maia e Tércio Tinôco — Esperança e Trabalho: 3min13s57;
  • Styvenson Valentim e Coronel Hélio — Endireita RN: 1min51s30;
  • Rafael Motta e Samanda Alves — Time que Cuida: 1min33s51;
  • Sandro Pimentel e Sonia Godeiro — Federação PSOL-Rede: 21s62.

A coligação de Zenaide e Tércio ficará com aproximadamente 46,1% do bloco. O tempo é 1min22s27 superior ao reservado à chapa de Styvenson e Coronel Hélio, que aparece na segunda posição. Rafael Motta e Samanda Alves terão o terceiro maior espaço, enquanto Sandro Pimentel e Sonia Godeiro ficarão com a menor parcela.

Inserções ao longo da programação

Além dos programas em rede, as chapas terão inserções de 30 segundos distribuídas ao longo dos 35 dias da propaganda eleitoral. Nessa modalidade, as peças são exibidas de segunda-feira a domingo.

  • Esperança e Trabalho: 451 inserções;
  • Endireita RN: 260 inserções;
  • Time que Cuida: 219 inserções;
  • Federação PSOL-Rede: 50 inserções.

O cálculo inicial produziu 259 inserções para a Endireita RN e 218 para o Time que Cuida. Como sobraram 60 segundos, equivalentes a duas peças, o TRE-RN realizou um sorteio. Cada uma das duas coligações recebeu uma inserção adicional, chegando aos totais de 260 e 219, respectivamente.

Seis candidatos ficarão sem horário gratuito

Luciana Mandu e Rosália Fernandes, ambas do PSTU; Linhares Jiboia, do DC; Gari Wendell Batista e Clóvis Costa do Coletivo Nós, do Agir; e Professor Guilherme, da UP, disputarão o Senado sem tempo no rádio e na televisão.

Segundo a explicação apresentada na audiência, esses partidos não alcançaram, nas eleições de 2022, a cláusula de desempenho considerada na divisão do horário eleitoral. As candidaturas continuam na disputa, mas não participam dos blocos nem das inserções gratuitas.

Propaganda começa em 28 de agosto

A propaganda eleitoral gratuita será exibida entre 28 de agosto e 1º de outubro. No primeiro dia, a ordem dos programas para o Senado será Esperança e Trabalho, Endireita RN, Federação PSOL-Rede e Time que Cuida. Nos dias seguintes, haverá rodízio, com o último grupo passando para a primeira posição.

A mesma audiência também definiu a divisão do tempo entre os candidatos ao Governo do RN. Os cálculos foram realizados pelo Sistema de Horário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitor terá dois votos para o Senado

Em 2026, o eleitorado escolherá dois senadores por estado. Depois de confirmar o primeiro nome, a urna eletrônica apresentará novamente a tela do cargo para o segundo voto. Os candidatos escolhidos precisam ser diferentes.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.751/2026, se o mesmo candidato for indicado nas duas vagas, o segundo voto será considerado nulo. Serão eleitos os dois concorrentes mais votados no primeiro turno, marcado para 4 de outubro, e os mandatos terão duração de oito anos.

O TRE-RN ressaltou que a distribuição ainda pode mudar caso ocorram alterações no julgamento dos pedidos de registro de candidatura. Se uma chapa deixar a disputa, o tempo correspondente deverá ser redistribuído entre os grupos remanescentes.

Agora RN*

Gostou? Compartilhe...

[wbcr_php_snippet id="184272"]

Mais Sobre Eleições 2026

Rolar para cima