Adjuto Dias pede convocação de concursados da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi palco, nesta quinta-feira (26), de um veemente apelo do deputado Adjuto Dias (PL) para que o Governo do Estado acate a recente decisão judicial que ordena a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil.

O parlamentar destacou a longa espera dos candidatos, cujo edital foi publicado em 2020. Segundo ele, alguns dos aprovados já concluíram o curso de formação e, passados seis anos desde a abertura do certame, ainda aguardam suas nomeações.

Adjuto Dias ressaltou que a Justiça potiguar julgou procedente uma ação civil pública, determinando o imediato chamamento de todos os concursados. Diante disso, o deputado fez uma solicitação direta ao Executivo estadual para que cumpra a determinação judicial, reforçando a necessidade de investimento em segurança pública, conforme a própria administração tem propagandeado.

O legislador enfatizou a grave defasagem do efetivo da Polícia Civil, que, segundo ele, opera com menos de 30% de sua capacidade, tendo mais de 70% dos cargos vagos. “A Polícia Civil é uma instituição centenária no Rio Grande do Norte, prestando um serviço essencial à sociedade e que necessita urgentemente desses novos integrantes para fortalecer a segurança pública estadual”, afirmou.

O deputado também mencionou as declarações do governo sobre a “boa situação financeira” do estado, argumentando que isso não deveria ser um impeditivo para as convocações, que são cruciais para recompor o quadro da corporação.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima