A lenda do Poço de Santana é um dos mais valiosos patrimônios culturais de Caicó. Todo caicoense carrega consigo um encantamento sentimental por essa história mítica e pelo próprio Poço de Santana, símbolo de fé, tradição e identidade. Inspirado por esse vínculo afetivo, um grupo de amantes da cultura decidiu criar a Troça da Serpente, com o nobre propósito de resgatar esse patrimônio cultural das profundezas do esquecimento — e, mais do que isso, de celebrá-lo com irreverência e riqueza simbólica durante o carnaval.
Neste ano, a Troça da Serpente foi a grande sensação das ruas caicoenses. Com criatividade, entusiasmo e forte identidade regional, conquistou não apenas o público, mas também o reconhecimento de autoridades municipais. O sucesso foi tão marcante que setores do comércio, do turismo e da organização da tradicional Festa de Santana convidaram a Troça e seus membros a participarem da Caminhada Histórica Turística de Caicó, que acontecerá durante os dias 24 e 26 de julho — quinta-feira e sábado — como parte da programação oficial da festa.
A Caminhada terá início às 9h da manhã, com saída da Casa de Pedra, às margens do mítico Poço de Santana. O percurso será embalado por uma vibrante orquestra de frevo, cujo repertório foi especialmente preparado para despertar o orgulho, a emoção e o pertencimento dos participantes.
Durante o trajeto, a Troça da Serpente passará pela tradicional Feirinha de Santana e pelos principais pontos históricos da cidade, levando música de qualidade, alegria contagiante e um profundo respeito pelas raízes culturais do povo caicoense. Mais do que um desfile festivo, será um verdadeiro cortejo de memória, arte e fé.
Janduhi Medeiros


