Além de uma história de vida digna e honesta, Cristino Jerônimo deixa um legado de mais de 50 anos de ativismo político e sindical dedicado aos trabalhadores do campo, como também da cidade.
Apesar de nunca ter ocupado um cargo público eletivo para alem das fronteiras do movimento sindical, era um incansável lutador na defesa dos direitos coletivos e individuais dos cidadãos na busca por justiça social.
Entre seus ensinamentos, exemplo de vida e legado político, Cristino Jerônimo nos deixa também, um dos maiores e importantes acervos materiais de documentação histórica da vida política e sindical, registrado durante toda a sua militância, onde quer que estivesse.
Era habitual a sua prática de sempre gravar e documentar acontecimentos da luta sindical e politica em reuniões, debates, encontros, manifestações, discursos, depoimentos, entrevistas, palestras, audiências públicas; sempre com seu gravador e máquina fotográfica de lado.
Este acervo até então particular, deixa registrado para a memória, para a história e para as novas gerações, os passos, sonhos e realizações de um dos grandes nomes da luta popular do Seridó e daqueles que, como ele, não desistem nunca!
Porque a vida nos devolve ao pó, mas a luta não para!
Antônio Neves
Professor e historiador caicoense.