A tradição vai tomar as ruas de Caicó na manhã deste sábado de Carnaval, 14 de fevereiro. A Troça da Serpente realiza seu tradicional cortejo pelo centro histórico, com concentração a partir das 8h na Casa de Pedra, ao lado do Poço de Sant’Ana, cenário da lenda que inspira a agremiação.
A animação será da Orquestra de Frevo da Troça da Serpente, sob regência do maestro Inácio. O estandarte e a serpente gigante serão conduzidos pelos foliões que mantêm viva a essência do carnaval tradicional de rua, celebrando cultura e identidade popular.
O percurso inclui Rua Visitador Fernandes, Rua Padre João Maria (Casa de Cultura), Avenida Seridó, Avenida Renato Dantas, Rua Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano (com entrada no Mercado Público), Praça Dix-Sept Rosado, retornando pela Avenida Seridó até a Praça Monsenhor Walfredo Gurgel. O encerramento está previsto para o meio-dia, com feijoada de adesão no entorno do Arco do Triunfo.
Neste ano, a Troça realizou duas prévias na zona rural, no Distrito Palma e na comunidade Barra da Espingarda, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Apoio à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e do Ministério da Cultura.
Na última quarta-feira (11), também promoveu a Serenata Carnavalesca. Toda a programação da Troça da Serpente é gratuita e conta com apoio da Cachaça Samanaú e do Município de Caicó, com emendas parlamentares destinadas pelos vereadores Alisson Jackson, Mancuso Queiroz, Fabinho da Saúde, Ana Aline, Rosângela Maria, Luiz da Samanaú, Ivanildo do Hospital, Dr. Júlio Filho, Andinho Duarte, Thales Rangel e Rutênio da Palma.

