Com liderança política e protagonismo institucional da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, a Casa, em sessão especial presidida e sugerida pela parlamentar, lançou um guia eleitoral gratuito para candidaturas femininas e negras, assinou um acordo com o ministério da Igualdade Racial para ações antirracismo e homenageou lideranças femininas negras reconhecidas pelo legado de militância contra o racismo, a escravidão e as desigualdades no Brasil e em toda a América Latina e Caribe.
“As mulheres negras enfrentam graves problemas de discriminação e racismo. Estamos aqui, novamente, para chamar a atenção e dar visibilidade a essa realidade. É uma data destinada a celebrar avanços institucionais e conquistas sociais obtidas ao longo do tempo. Mas esta celebração é, sobretudo, um convite a uma reflexão sobre os desafios ainda existentes e os caminhos que percorremos. Não podemos mais admitir que a vida da mulher negra no Brasil seja tão difícil e tão cheia de obstáculos, pois, ao contrário dos obstáculos naturais, estamos falando de obstáculos criados por nós mesmos, de dificuldades impostas pela própria sociedade”, afirmou Zenaide ao conduzir o encontro no plenário do Senado.
A sessão especial ocorreu na última quinta-feira (08), com presença de autoridades públicas, juristas e representantes da sociedade civil que apontaram as necessidades de superação do racismo estrutural que ainda vige no país; de combate aos crimes contra a vida da mulher; e de reversão da sub-representação de mulheres negras em espaços decisórios do poder público e nas diversas esferas da sociedade.