Blindado fabricado no Brasil chama atenção na exposição do Exército na BMB

Presente há 27 anos na Multifeira Brasil Mostra Brasil, o Exército brasileiro se destaca expondo serviços, ações e veículos. O blindado Guarani, utilizado nos exercícios do regimento, chama a atenção do público, especialmente das crianças.

De acordo com o General Alessandro da Silva, Comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia e Construção, a interação com a sociedade brasileira é o principal objetivo da participação do Exército num evento do porte da BMB. “Podemos ter a oportunidade de apresentar nossos materiais de emprego militar, algumas capacidades que temos, o trabalho para defesa da Pátria e a nossa ação em proveito da sociedade brasileira”, resume.

Segundo o General, a Multifeira também traz a oportunidade de tirar os equipamentos militares de dentro dos quartéis, utilizados para adestrar e capacitar a tropa. “E expor aqui nessa feira grandiosa mostra é para que a comunidade saiba que possui um Exército sempre preparado, pronto para defender a nossa Nação”.

Blindado Guarani

Entre os veículos expostos está o blindado Guarani, que possui 18 toneladas. Produzido nacionalmente, ele é anfíbio, possui uma torre atiradora de 360 graus e recebe visitação interna por parte do público da BMB sob o monitoramento dos militares.

Além desse veículo, o Exército mostra caminhões, motos e viaturas de reconhecimento leve. Todos utilizados para os exercícios do regimento.

Segundo o General Alessandro da Silva, a exposição também tem estande para o projeto da Operação Carro Pipa, que o Exército executa desde 1998 e hoje atende mais de 100 municípios que enfrentam a seca na Paraíba. “Controlamos, planejamos, fazemos o pagamento dos pipeiros”, completa.

Como serviço, há um posto de recrutamento militar que oferece a oportunidade de regularizar a situação do certificado de reservista. A BMB vai até domingo, 14 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa das 16h às 22h.

Forças de Segurança expõem na BMB tecnologia em equipamentos

Drones para monitoramento de grandes eventos e identificação de incêndio estão sendo mostrados ao público que visita a Brasil Mostra Brasil. Isso acontece dentro da participação das Forças de Segurança do Estado, uma atração já esperada na Multifeira.

Até o dia 14 de julho os visitantes vão poder visitar stands da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana de João Pessoa. Os drones estão entre os destaques da PM na BMB que os utiliza para o comando de operações aéreas em eventos com multidões e na identificação de focos de incêndio.

A exposição da PMPB também evidencia os equipamentos do Batalhão de Choque e da Rotam (Regimento de Operações Táticas com apoio de Motocicletas). O público pode chegar perto de vários modelos de motocicletas usadas no patrulhamento e também em perseguições que necessitam de mais agilidade.

Já o estande da Polícia Ambiental se destaca pela exposição de animais taxidermizados. Esse ano, além dos animais silvestres também tem os domésticos que foram vítimas de violência e estão expostos como uma maneira de conscientizar a população acerca dos maus tratos a animais.

IPC na Multifeira

O Instituto de Polícia Científica (IPC) também está marcando presença na Brasil Mostra Brasil. Entre os itens que estão em exposição, estão equipamentos utilizados em local de crime, como Scanner 3D, Luz forense e detectores de metais, além de amostras de vários tipos de drogas e ossadas.

Os serviços do IPC também são apresentados ao público e foram divididos por área de atuação do IPC: criminalística, laboratório forense e medicina legal.

Guarda Municipal de João Pessoa

Pela primeira vez a Guarda Municipal da Capital está participando da Multifeira, expondo os veículos usados no patrulhamento. Entre eles, estão a Unidade Móvel, usada em eventos; os segways, que são veículos individuais usados para circulação em calçadas e areia; e os veículos utilizados na Patrulha Maria da Penha.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima