Brasil está entre os países que mais se afastou da democracia, diz relatório de 2022

Democracia ameaçada. Esse é o retrato sem retoque de um país que tropeçou na transição da ditadura para a abertura e agora se ver conduzido pelo autoritarismo de um chefe de estado que defende a tortura, o armamento, o fechamento das instituições democráticas e ataca a liberdade de imprensa. O Brasil está entre os 12 países que mais se afastou da democracia. A conclusão é do Relatório sobre a Democracia 2022, do Instituto Variações da Democracia (V-Dem), da Suécia.

“Nosso relatório vem em tempos desafiadores, pois o mundo está enfrentando uma guerra na Europa, tensões crescentes na região do Leste Asiático-Pacífico, um retorno das forças armadas e outros golpes, e novos patamares de polarização em muitos sociedades”, afirma o V-Dem.

O documento, um importante instrumento usado por pesquisadores do mundo todo, analisa que o viés autoritário do presidente Jair Bolsonaro é o que dá fundamento à conclusão de que as instituições brasileiras estão sob sério risco e o desprezo pela democracia está relacionada com a ascensão da extrema direita no mundo.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima