Médica do serviço público e parlamentar com mandato dedicado às causas das pessoas com deficiência e de outros grupos com necessidades especiais, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destacou, em discurso no plenário do Senado nesta quarta-feira (11), Dia Nacional das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), a obrigatoriedade de o país destinar investimentos públicos e aprovar avanços legislativos em defesa desses segmentos da sociedade invisibilizados e excluídos historicamente pelas políticas públicas.
“Nosso mandato tem como prioridade defender as pessoas com deficiência e suas famílias. É nosso papel, por meio de investimentos públicos no Orçamento e pelos avanços legislativos, garantir que todas as pessoas com necessidades especiais tenham seus direitos reconhecidos e respeitados no dia a dia, a começar pela inclusão e pela acessibilidade”, assinalou a parlamentar.
Conforme Zenaide, que já destinou às Apaes mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares a que tem direito legal no Orçamento Geral da União, o movimento apaeano é uma “grande rede” constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – unidas para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência, bem como para sua inclusão social.
“Por ser amiga e aliada das Apaes, também sei da necessidade de conscientizar a sociedade para reduzirmos os preconceitos, o capacitismo e a pouca informação sobre as pessoas especiais. Dar visibilidade a essa causa é fundamental. O cumprimento integral de pilares como a Lei Brasileira de Inclusão, que ajudei a aprovar, é igualmente essencial”, enfatiza a senadora.