Empresário investigado por fraude no INSS doou à campanha de Jair Bolsonaro em 2022

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, fez uma doação registrada de R$ 1 à campanha de Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República em 2022. A informação consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi divulgada pelo colunista Caio Junqueira, da CNN Brasil.

Antunes é apontado pela Polícia Federal como um dos principais intermediários do esquema que fraudou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele foi alvo de mandados de busca e apreensão durante a Operação Sem Desconto. Segundo o relatório da PF, o empresário é sócio de ao menos 22 empresas, várias delas usadas para operacionalizar as fraudes.

A investigação aponta que as empresas atuavam como intermediárias financeiras entre entidades associativas e servidores públicos, recebendo recursos dessas entidades e repassando parte a integrantes do INSS. A movimentação financeira de Antunes levantou suspeitas: um banco informou à PF que ele movimentou R$ 4,2 milhões em apenas dois meses.

A PF também identificou repasses financeiros do empresário a pessoas ligadas ao alto escalão do INSS, incluindo a esposa de Virgílio Antonio Ribeiro de Oliveira, ex-procurador-geral do instituto, além de Alexandre Guimarães, ex-diretor de Governança, e ao escritório do filho de Andre Fidelis, ex-diretor do órgão.

Antunes também foi identificado como procurador de diversas entidades que efetuavam cobranças associativas não autorizadas de aposentados e pensionistas. A PF afirma que as empresas ligadas a ele foram criadas em datas próximas aos repasses financeiros investigados.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima