Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta emplacar sua nova campanha de pobres contra ricos, a primeira-dama Janja da Silva foi vista fazendo compras em um shopping de elite no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (3).
A informação foi revelada pela coluna Radar, da Revista Veja. Segundo o periódico, Janja experimentou vestidos e biquínios em diversas lojas, dando autógrafos nos corredores do centro comercial.
Chamou atenção a naturalidade da esposa do presidente, que não demonstrou qualquer preocupação em ser vista nas lojas de grife, ao mesmo tempo em que o governo aposta em um discurso fundamentado na luta de classes para reverter sua crise de popularidade e tenta justificar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) com base na justiça social.
Aliados disseram que o passeio luxuoso de Janja tratou-se de um “respiro” no meio de uma intensa rotina institucional. Ela está no Rio de Janeiro junto do presidente para a cúpula do Brics, que reúne as lideranças do bloco.
A coluna ainda lembrou que Janja se casou com o petista em um momento em que as contas bancárias dele já somavam milhões de reais decorrentes de palestras pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, conforme dados da Operação Lava-Jato. Também aponta que a primeira-dama tem acesso ao recheado cartão corporativo do presidente.
Diante desse cenário, o que parece não combinar com o contexto talvez não sejam as compras elitizadas de Janja, mas sim o esforço do presidente em se apresentar como “pai dos pobres”, quando já deixou de ser um simples metalúrgico há muito tempo.
Pleno News