Um levantamento feito pela CPMI das Fake News no Congresso concluiu que o Governo Federal exibiu 653.378 vezes anúncios em 47 canais de notícias falsas em 38 dias. Ao todo, foram identificadas 2 milhões de reproduções de anúncios do governo em canais de conteúdo inadequado, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.
O número representa 4,37% das 47.188.047 impressões de anúncios avaliadas, que é o resultado para contar quantas vezes um anúncio foi exibido em campanhas patrocinadas pelo governo. A análise abrange canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” do governo.
O documento foi produzido por consultores legislativos da Casa, com base em informações enviadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Segundo os consultores, foi possível comprovar a existência de inserção de publicidade em sites de notícias falsas, incluindo diversos que já vêm sendo monitorados pela CPMI.
“Destaquem-se, por exemplo, os sites Jornal 21 Brasil (84.248 impressões), Imprensa Viva (65.661 impressões), Gospel Prime (44.750), Diário do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da Cidade Online (30.508 impressões)”, diz o documento.
Os técnicos ponderaram que há pouco controle sobre os canais que recebem anúncios do Governo Federalos, já que o sistema da Secom identifica todos os anúncios publicados na rubrica “Google Adsense”, sem a identificação dos veículos anunciantes. A ferramenta direciona a publicidade de forma automática aos sites, mas é possível ao anunciante bloquear canais específicos.
Segundo a comissão, o método põe em risco a avaliação do cumprimento dos requisitos legais necessários para que uma entidade se habilite como fornecedor de um produto ou um serviço ao Poder Público.