INSS tem fila de até três milhões de pedidos à espera de benefício no RN

Ao somar os pedidos represados pela greve com aqueles já existentes, a fila de espera de solicitações de benefício pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Rio Grande do Norte chega a três milhões de solicitações, de acordo com a direção do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs-RN).

Até agosto do ano passado, a fila de potiguares que aguardavam análise de benefício pelo INSS era de 31.553 pessoas. O último concurso realizado para o INSS é de 2015, quando foram abertas 950 vagas para todo o país, sendo 20 para o Rio Grande do Norte, distribuídas entre Natal (12) e Mossoró (8). O número não foi suficiente, sequer, para reposição dos funcionários que se aposentaram nos últimos anos.

Para reduzir as filas que se acumulam em todo o país, o governo federal fala em automação. Mas, na prática, o que tem ocorrido é que os processos que eram atendidos por servidores que se aposentaram e não foram repostos, são redistribuídos entre aqueles que permanecem ativos no órgão, o que implica no aumento da fila.

SAIBA MAIS

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima