Mais de 20 cientistas renunciam a medalha após Bolsonaro revogar homenagens

Mais de 20 cientistas com condecorações da Ordem Nacional do Mérito Científico fizeram uma renúncia coletiva da medalha concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (foto). 

A recusa é um protesto contra a revogação da medalha que o presidente havia concedido a dois outros cientistasMarcus Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, da Fiocruz. Lacerda liderou estudo que expôs riscos da cloroquina, e Adele é a autora de uma cartilha sobre riscos de infecções sexualmente transmissíveis para homens trans.

A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação”, diz a carta aberta assinada por 21 cientistas.

Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas.”

O Antagonista*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima