Até a última terça-feira (7), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) recebeu, por meio de uma rede voluntária formada pela instituição e empresas multinacionais, 599 respiradores hospitalares para serem consertados. Desse total, 37 já passaram por manutenção e outros 63 estão em fase de calibragem para serem encaminhados a unidades de saúde de 19 estados.
O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, revela que os aparelhos hospitalares foram entregues nos 35 pontos da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, que começou a operar há duas semanas. O trabalho é feito em parceria com oito montadoras e indústrias do aço e de mineração.
“O SENAI treinou e capacitou todas as empresas parceiras para fazer, no prazo mais breve possível, a manutenção desses aparelhos. Estimamos que o Brasil tem, hoje, pouco mais de 65 mil ventiladores. Desses, já identificamos 3,6 mil respiradores fora de operação por problemas de manutenção. Nós acreditamos que esse número possa chegar a cinco mil”, projeta Lucchesi.
Agência Brasil*