O colunista do UOL José Roberto de Toledo fez uma análise do último debate presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pela TV Globo, afirmando que o atual presidente teve uma estratégia burra, enquanto o petista acabou sendo mais inteligente.
“Lula ganhou e foi melhor. Acho que ele fez a tática mais inteligente. Ele foi para não perder, foi para consolidar o eleitorado que tinha. Falou com o pobre, falou de salário mínimo e falou de Roberto Jefferson que foi o grande evento da campanha. A meu ver a campanha foi decidida no domingo por 50 tiros de fuzil e três granadas, ali acabou qualquer chance de Bolsonaro”, começou Toledo.
Na sequência, ele afirmou que Bolsonaro fez uma estratégia parecida com a do o petista, falando para seus eleitores convertidos. Entretanto, destacou que essa estratégia não é inteligente para um candidato que está atrás nas pesquisas.
“Bolsonaro também falou para o público dele, só que o público dele é minoritário. Então do ponto de vista de estratégia, a estratégia do Bolsonaro foi burra e a estratégia do Lula foi inteligente. Consolidou o que ele [Lula] tinha”.
Toledo ainda pontuou que a distância de 6% que as pesquisas apontam nas intenções de voto entre os dois candidatos foi o que permitiu que o petista adotasse a estratégia que foi utilizada no debate.