Na partida do Sousa contra o Bragantino nesta terça-feira (21), ficou registrado mais um episódio de xenofobia contra o nordeste. Além de ter denunciado o ato em suas redes sociais, o preparador físico do Dinossauro, Xandão, respondeu na hora a atitude dos torcedores adversários.
Os jogadores e a comissão técnica do Sousa foram chamados repetidamente de “rapadura”, doce típico nordestino. Registrado pelo jornalista Maurílio Júnior, um dos torcedores continuou a provocação ao sugerir que o Sousa levasse de volta para Paraíba a linguiça, fazendo referência ao apelido da cidade Bragança Paulista, conhecida como “Terra da Linguiça.”
Quando as provocações iniciaram, Xandão respondeu: “Deixe de preconceito, cara. Tudo é Brasil. A Paraíba é Brasil”
O jogo encerrou com o placar de 3×0 para o Bragantino, eliminando assim o Sousa da Copa do Brasil. O time publicou uma nota agradecendo ao tempo no campeonato e novamente citou o preconceito sofrido na última partida.
Confira a nota na íntegra:
Como há milhões de anos, o Dinossauro fez história. Encerramos ontem a melhor campanha do interior da Paraíba em todos os tempos na Copa do Brasil caindo de pé contra uma das principais e mais estruturadas equipes do futebol nacional. Em quatro partidas no torneio foram 2 vitórias, 1 empate e somente uma derrota, encarando o Cruzeiro, que já venceu a competição seis vezes, Petrolina e o Massa Bruta.
Ao time do interior paulista fica nosso agradecimento pela recepção e por entrar em nossa história. Contem sempre com a gente.
Infelizmente, mais uma vez, sofremos com episódios de xenofobia que não condizem com o mundo atual e sabemos que não refletem o pensamento do povo de Bragança Paulista. E do nome da nossa Paraíba, da nossa rapadura, a melhor do Brasil, a gente tem é muito orgulho.
Somos caboclos do Sertão, só temos amor no coração, e ano que vem estaremos de volta, Copa do Brasil!
Um até breve do atual campeão da Paraíba e maior time do nosso Sertão!