Zenaide Maia cobra mais investimentos em ‘educação pública de qualidade em tempo integral’

Nascida em uma família de 16 filhos no sertão do Seridó, a senadora Zenaide Maia (PSD) usou as redes sociais nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação, para fazer um emocionado relato sobre sua trajetória e criticar os baixos investimentos públicos em áreas sociais. Filha de um agricultor e uma dona de casa que também trabalhava como costureira, ela destacou como o incentivo dos pais aos estudos superou as dificuldades da infância pobre.

“Parece que foi ontem, e eu me emociono em falar disso hoje”, escreveu a parlamentar, antes de apontar o que considera um descaso do poder público: “Nos últimos Orçamentos da União, apenas 4% foram destinados à educação pública, outros 4% para a saúde e menos de 0,5% para segurança”.

A senadora foi enfática ao relacionar a falta de recursos com os problemas sociais do país: “O Brasil nunca vai combater a violência e as desigualdades brutais enquanto não destinar recursos para uma educação pública de qualidade em tempo integral”. Segundo ela, quase metade do orçamento federal é consumido por “juros e serviços de uma dívida pública jamais auditada” – referência aos pagamentos ao sistema financeiro.

Em tom de alerta, Zenaide afirmou que é “tarefa urgente” para Congresso e Executivo reverem as prioridades orçamentárias: “Nenhum investidor sério se interessa por um país socialmente falido”, destacou, defendendo maior financiamento para educação, saúde, segurança e infraestrutura.

A postagem da parlamentar ressoa sua própria história – uma das 16 crianças criadas em meio à escassez, que se tornou enfermeira, professora universitária e agora ocupa uma cadeira no Senado. Seu discurso reforça a bandeira de que o desenvolvimento nacional exige, antes de tudo, investimento em pessoas.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima