Representante do Rio Grande do Norte no programa Jovem Senador de 2025, a estudante da rede pública Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, de Parnamirim, foi recepcionada no Congresso Nacional pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), nesta terça-feira (19). Os jovens irão vivenciar o trabalho legislativo na prática, com a possibilidade de apresentar e discutir propostas durante a Semana de Vivência Legislativa.
Em visita ao gabinete da parlamentar, Keyla destacou como fundamentais a educação e o conhecimento político da juventude. Demonstrando articulação política, ela foi eleita presidente da Mesa Diretora do Senado por voto de 17 dos 27 estudantes, e vai presidir nesta quarta-feira uma sessão no plenário.
“Eu estou muito feliz e honrada de estar participando e representando meu Rio Grande do Norte. Nesta edição, dos 27 estudantes, 21 são meninas, e eu sendo também a sétima jovem senadora menina a ser eleita na Mesa do Jovem Senador. É um prazer conhecer pessoalmente a senhora, a quem admiro”, afirmou Keyla à senadora.
Procuradora Especial da Mulher no Senado, Zenaide celebrou a liderança de Keyla na experiência de projeção nacional em Brasília, além de destacar o estímulo à liderança política desde cedo. Ambas vêm de um Estado com forte pioneirismo e presença femininas na política, a exemplo de Alzira Soriano (primeira prefeita eleita do Brasil e da América Latina) e Celina Guimarães (primeira eleitora registrada para votar no país).
“Quero dar parabéns e dizer que estou muito orgulhosa de você, Keyla! A educação é base de todo país que queira se desenvolver e reduzir as desigualdades. Keyla, você tem ideia da importância do seu cargo neste projeto, sendo que o Senado nunca foi presidido por uma mulher? E está você aqui vinda de Parnamirim, da escola estadual Santos Dumont, com seu professor maravilhoso. Educar é transformar crianças e jovens em cidadãos e cidadãs com conhecimento político”, assinalou Zenaide.
Transformar a realidade
Ao ser eleita presidente no Plenário, a estudante norte-rio-grandense selecionada fez seu discurso refletindo sobre a participação da juventude na discussão sobre a crise climática: “Diante das crises climáticas e das atrocidades ambientais, é impossível não pensar na nossa responsabilidade. Por muito tempo nos disseram que nós jovens somos o futuro, mas provamos hoje que somos a voz ativa do presente, e é nossa responsabilidade transformar a nossa realidade agora”.
Zenaide também elogiou a escola Santos Dumont e o professor Chris, que acompanha Keyla no projeto. Segundo reforçou a senadora, a participação feminina na política faz ainda mais diferença junto da educação, da representatividade e da consciência sobre causas urgentes.
“Parabéns ao professor Chris e a todos os educadores da escola estadual Santos Dumont de Parnamirim, que foram fortes exemplos de educação cidadã para Keyla. Nossa jovem senadora do RN brilhou com sua redação sobre emergências climáticas, representa nosso estado e foi eleita presidente por colegas de todo o Brasil. Ela pode ser, quem sabe, um novo tanto para a política brasileira. Mais uma prova de que incentivar a participação feminina, como fazemos à frente da Procuradoria da Mulher, é semear futuro e fortalecer a democracia!”, frisou Zenaide.
O programa
A semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros começou nesta segunda-feira (18) com a participação de 27 estudantes do ensino médio da rede pública. Eles foram escolhidos por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”.
Os 27 alunos tomaram posse durante sessão no Plenário, fizeram a subida na rampa do Congresso com a bandeira de seus respectivos estados e foram diplomados antes da sessão.
Os trabalhos terminam na sexta-feira, com uma programação permeada por atuação em comissões temáticas até visita às sedes dos poderes Executivo e Judiciário.