A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) identificou 17 policiais penais e 40 internos da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). Diante do quadro, o Comitê de Crise da Seap foi enviado a unidade prisional para tomar as providências que o caso requer. Procedimentos e protocolos foram revistos e a penitenciária isolada. Todos os infectados apresentam sintomas leves da doença e são acompanhados pela equipe de saúde prisional.
A Seap determinou a suspensão das televisitas, teleatendimentos e videoconferências envolvendo internos e a bloqueou a movimentação de presos dentro da penitenciária. A medida foi comunicada pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coeape) ao Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Ministério Público. As secretarias municipal e estadual também foram informadas sobre o caso. Os familiares dos doentes foram avisados imediatamente.
Os internos idenfiticados com a infecção estão numa ala separada onde recebem total atenção. Os demais são monitorados diariamente pela equipe de saúde. A unidade abriga 434 homens e 52 mulheres, todos do regime fechado. A ala feminina não foi atingida. Já os policiais penais foram afastados do trabalho e se recuperam em casa, sem maiores complicações de saúde.
A Coeape fiscaliza os procedimentos de higienização diária e de segurança contra o coronavírus in loco. Nesta quarta-feira, dia 8, a penitenciária será desinfectada com o uso de um equipamento especial de pulverização por policiais treinados em desinfecção com foco no combate ao vírus.