Audiência pública em Caicó busca conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e a promoção de políticas públicas

Em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Caicó na noite desta terça-feira (20), foi discutida a conscientização da violência cometida contra a pessoa idosa e a necessidade de implementar políticas públicas para esse segmento da população.

A audiência foi proposta pelo vereador Veranilson Pereira e contou com a presença de importantes representantes de diversas áreas relacionadas ao tema, além de dezenas de idosos.

O promotor de Justiça Dr. Vicente Elísio citou durante a sua fala a importância de conscientizar a sociedade sobre a violência enfrentada por esse público e ressaltou a necessidade de ações concretas para prevenir e combater essa problemática.

“A violência contra a pessoa idosa é uma realidade alarmante que precisa ser enfrentada com urgência. É necessário que a sociedade como um todo se mobilize e se conscientize sobre esse problema, para que possamos garantir a proteção e o respeito aos direitos dessa parcela tão importante da nossa população”, disse Dr. Vicente Elísio.

Durante a audiência, foram abordadas diversas questões relacionadas à proteção e bem-estar da pessoa idosa. O vereador Veranilson destacou a importância de avançar com projetos que promovam a qualidade de vida e o acolhimento adequado aos idosos.

O vereador Andinho Duarte falou sobre a Lei 5.177 de 2017, de sua propositura, sobre o serviço de apoio ao idoso desabrigado. Inclusive ele citou que na Casa Legislativa tem recebido várias denúncias de idosos em situação de desabrigo e encaminhado para a Secretaria de Assistência Social que tem atendido dezenas de demandas alusivas ao assunto. Andinho ainda falou do apoio que a senadora Zenaide Maia tem dado ao Abrigo Dispensário Pedro Gurgel em Caicó e em outros abrigos no Estado.

Da audiência surgiram os seguintes encaminhamentos: Encaminhamentos:Formação da frente parlamentar em defesa dos direitos da pessoa idosa; Revisita a lei que cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Fortalecer a Rede Municipal de proteção a Pessoal Idosa; Lutar pela implantação de um Centro Dia em nosso município; além de buscar ampliar as possibilidades de financiamento das políticas públicas direcionadas a pessoa idosa através da LOA (Lei Orçamentária Anual).

A audiência pública realizada na Câmara Municipal representou um importante passo para sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos sobre a urgência de enfrentar a violência contra a pessoa idosa. A partir desse encontro, espera-se que medidas efetivas sejam tomadas para garantir o respeito aos direitos e a qualidade de vida das pessoas idosas em Caicó.

O momento contou com a participação dos vereadores Andinho Duarte e Júlio Filho, além de Dedé Boneleiro de maneira remota. Também prestigiaram José Carlos – representando a Cáritas Diocesana e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Nara Gabrielly- presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alessandra de Olivera – representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mariana Dantas – assistente social do Abrigo Dispensário Pedro Gurgel, Bento Gustavo – representando os idosos, além de outros convidados.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Caicó

Rolar para cima