Caicó: Agora é oficial, fica proibido o plantio de novas árvores Nim.

Foi sancionado o projeto de lei que proíbe o plantio da árvore Nim indiano na cidade de Caicó para os fins de arborização e reflorestamento. Com a referida lei sancionada, o município fica autorizado a realizar campanhas educativas que visem a substituição da árvore Nim por árvores nativas da região e a não distribuição no horto Municipal.

A referida lei está autorizando apenas a proibição do plantio do Nim, não se aplicando de forma imediata a remoção das já existentes. Para removê-las, é preciso comunicar a secretaria de meio ambiente e fazer a substituição por outra espécie.
Em um dos artigos, também fica autorizado a remoção de árvores nim abaixo de postes de iluminação.

Em sua justificativa, o Vereador autor da lei, Andinho Duarte, mostrou sua preocupação com o avanço do nim em Caicó e na região do Seridó, podendo dizimar as árvores nativas da região. ” Em estudos realizado pelo curso de geografia do CERES, demonstram que 75% das árvores de Caicó são da espécie Nim.

A planta exótica invasiva tem apontado malefícios provocando prejuízos as espécies vegetais, animal e ao solo, já que a mesma empobrece o solo na busca dos microorganismos da terra.

O Nim é repelente natural de proporções desastrosas para fauna e flora, tem poder extraordinário de esterilização de pássaros e abelhas. O aumento da espécie está sem controle, sendo uma árvore invasora e abortivo natural.

Disse Andinho. “É importante salientar que com a grande capacidade de crescimento da sua copa, às árvores nim são podadas com frequência, causando um grande aumento de podas em vias públicas e enorme demanda para a podação e recolhida dos galhos pelos serviços do município, causando também transtornos à população pela sua raiz que entope esgotos e destroem pisos.”

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Caicó

Rolar para cima