Caicó: Enfermeira publica dados sobre como é feito o teste para Covid-19

A enfermeira Polyana Lorena , postou em suas redes sociais, um texto, esclarecendo a população de como é feito o teste para Covid-19. A iniciativa da enfermeira surgiu depois que a população passou a questionar o porque alguns testes dão positivo para Covide-19 e em um segundo teste da negativo.

Veja o que postou a enfermeira.

Pessoal, tenho percebido e algumas pessoas tem me perguntado acerca da confiabilidade dos testes para detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2), COVID-19.

Vamos lá…

O teste considerado padrão ouro para detecção do vírus é o exame de biologia molecular chamado de teste RT PCR, mais conhecido como Swab. Que utiliza amostras de secreções coletadas das vias respiratórias em nasofaringe (narinas) e orofaringe (boca/garganta).

O orientado é que esse teste seja realizado no período do 3° ao 7° dia de sintomas, pois até Sete (7) dias de sintomas é mais fácil detectar partículas de RNA nas amostras naso e orofaringe. Após o Sétimo dia a tendência é que o vírus se aloje mais internamente (nos pulmões) e assim é mais difícil detectar, no teste, uma vez que o vírus não esta mais na narina e nem na garganta.

Os testes sorológicos, utilizam amostra de sangue, soro ou plasma, são conhecidos como testes rápido, e dependem da resposta imunológica do organismo de cada indivíduo e não deve ser considerado como diagnóstico primitivo e nem sobrepor o teste RT PCR. Sendo necessário, ainda, avaliação clínica (avaliação dos sinais e sintomas).

É importante compreender que o teste rápido com resultado negativo NÃO EXCLUI a possibilidade da pessoa está com o vírus! Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção de anticorpos detectáveis no teste, o que chamamos de janela imunológica, a partir do contágio.
Existe fabricantes de testes que orientam a realização do teste rápido do 7° ao 10° dia de sinais e sintomas (reconhecendo que é tempo suficiente para detecção dos anticorpos) e outros a partir do 10° dia de sinais e sintomas (reconhecendo que somente a partir do 10°dia é possível a detecção dos anticorpos no teste). Dessa forma, pode-se perceber que a performance do teste é variável de acordo com o teste utilizado, uma vez que não há padronização entre fabricantes.

Espero ter esclarecido, de alguma forma, em relação aos testes. E qualquer dúvida que eu possa ajudar, perguntem, questionem, busquem explicações mais ‘claras’… evitem propagar informações inverídicas e que dificultam o trabalho e assistência dos profissionais e órgãos responsáveis.

Acreditem: “A apreensão é geral” e enquanto responsabilidade saúde, tenho procurado fazer minha parte e fazer o meu melhor (no que posso) e acredito, também, que os profissionais e serviços de referência tem dado o seu melhor mesmo com as imensas dificuldades.

Por: Polyana Lorena (Enfermeira).

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Caicó

Rolar para cima