Caicó: O Hospital é Regional e SUS é Sistema Único de Saúde

Vira e mexe, vem polêmica em relação ao Hospital Regional do Seridó: em receber ou não receber, pacientes de outras regiões, principalmente acometidos de Covid-19?

Se não estou enganado o Hospital Regional do Seridó, é mantido pela Associação dos Municípios do Seridó, pela Secretária Municipal de Saúde de Caicó e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, tendo seus funcionários e despesas divididos pelos três entes.

Já SUS, Sistema Único de Saúde é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde.

Posso estar enganado, mas, anormal, feio, errado, era ou é não receber um paciente (Um ser humano), no Hospital Regional do Seridó, porque ele é de outra região.

Quem comunga da ideia de que essa ação do Hospital receber pacientes de outras regiões, é errada, absurda, ou contra a lei, demonstra claramente que pouco se preocupa com o próximo.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Sobre Caicó

Rolar para cima