Projeto em parceria com a lei Paulo Gustavo resgata a tradição popular do pastoril

O Pastoril do Seo Mateus

   O Pastoril de Seo Mateus é um Projeto cultural/educacional desenvolvido com alunas e alunos dos 5º e 6º anos da Escola Municipal Prof. Mateus Viana – bairro João XXIII, Caicó-RN, e tem como objetivo principal resgatar uma das tradições mais originais dos autos natalinos – o Pastoril – compreendendo-o como uma referência honrosa de reidentificação do povo e suas linguagens mais comuns articuladas com outras expressões como os folguedos, brincantes e outros bailados de performances tradicionais, que dialoga com as manifestações populares no seio social e suas tradições.

   Em Caicó, o referido projeto surgiu da necessidade de integrar as tradições populares aos espaços de socialização comunitárias e escolares, estabelecendo suas práticas culturais aos elementos pedagógicos das artes cênicas (música, dança, teatro, poesia, literatura, história), junto a crianças em idade escolar de 8 a 12 anos.

   Este projeto é uma idealização e execução da estudante de Serviço Social e atriz caicoense Bell Brito em parceria com as disciplinas de História e Artes da Escola Municipal Prof. Mateus Viana, que tem como titular o professor Antônio Neves, tendo sido aprovado pelo Edital nº 002/2023 – no município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes em consonância com a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022).

   Umas das mais belas expressões populares, o Pastoril tem origens nos antigos autos portugueses, que eram formas de dramatização medievais, com a mesma estrutura dos Autos de Natal de Provença, no sul da França, identificando-se aí, seus traços originários oriundos da Península Ibérica, trazidos pelos portugueses durante o período da colonização no Brasil. No nordeste brasileiro o Pastoril vai ganhar repouso e acolhimento nas suas mais variadas adaptações e expressões. No Rio Grande do Norte os Pastoris fincaram raízes em vários municípios como: Pedro Velho, Nísia Floresta, Tibau do Sul, São Paulo do Potengi e São Gonçalo do Amarante.

   Em Caicó, cidade polo seridoense, nos finais dos anos da década de 1980 do século passado, o Pastoril era presença em eventos socioculturais nas escolas públicas e centros comunitários de atendimento ao menor, articulando-se em linguagens cênico-corporais e musicais que fazem deste movimento, peça de resistência ao modismo globalizante e as tentativas de dominação cultural de fora para dentro.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Caicó

Rolar para cima