A Câmara Municipal de Caicó aprovou por unanimidade o Projeto de lei que institui o dia 31 de julho de 1788 como data de emancipação política de Caicó.
Há muitos anos, o Município passa por uma verdadeira confusão histórica, comemorando-se o dia de emancipação política erroneamente em 16 de dezembro. A bem da verdade, a emancipação administrativa de Caicó foi feita em 31 de julho de 1788, por alvará que criou o município com a denominação de Vila Nova do Príncipe.
Conforme historiadores, em 1735, deu-se a fundação da Povoação do Caicó; em 1748, foi criada a Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cuja sede está na Povoação do Caicó, onde é construída a Igreja Matriz, atualmente Catedral; em 1788, acontece a nossa emancipação política, ou seja, surge um novo município, cuja sede é a Povoação do Caicó, que, naquele momento, recebe o nome de Vila Nova do Príncipe.
Posteriormente, em 16 de dezembro de 1868, a Vila Nova do Príncipe, sede da municipalidade já emancipada, passa à condição de Cidade do Príncipe, sendo justamente esta a data de criação e aniversário da cidade (e não a emancipação política). Explicou vereador Andinho Duarte autor do projeto.
Dessa forma, para corrigir tal equívoco oficialmente de uma vez por todas, foi primordial a aprovação do projeto que agora segue para ser sancionado.


