Cientistas da UFRN desenvolvem gel à base de cajueiro para tratar doença na boca

O Líquen Plano Oral (LPO) é uma doença inflamatória crônica que atinge a cavidade bucal, não tem cura definitiva e costuma ser tratada com corticoides, medicamentos que podem causar efeitos adversos quando usados por longos períodos. Diante desse cenário, pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram um gel fitoterápico à base da casca do cajueiro como alternativa terapêutica para o tratamento das lesões.

A formulação, de uso odontológico e aplicação tópica, é produzida a partir do extrato da casca do cajueiro (Anacardium occidentale Linn.), espécie abundante no Nordeste e reconhecida popularmente por propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Segundo a docente do Departamento de Farmácia, Waldenice de Alencar Morais Lima, o produto foi elaborado em etapas, unindo conhecimentos da medicina popular às comprovações científicas. 

O gel contém entre 3% e 5% de extrato seco liofilizado da casca e utiliza métodos específicos para estabilizar o composto bioativo, garantindo segurança, estabilidade e eficácia na aplicação direta sobre as lesões.

Desenvolvida entre 2023 e 2024, a pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO/UFRN) e resulta de parceria entre os Laboratórios de Farmacognosia e Farmacotécnica do Departamento de Farmácia e o Departamento de Odontologia. 

O produto já foi utilizado em estudo clínico e teve pedido de patente depositado. Além de representar uma alternativa menos invasiva ao tratamento convencional, a inovação é genuinamente brasileira e pode fortalecer a cadeia produtiva nacional, desde o cultivo do cajueiro até a fabricação do gel. Atualmente, novos estudos clínicos avaliam a ampliação do uso da formulação para outras lesões inflamatórias da cavidade oral.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima