O Projeto Trapiá Semente continua nesta semana, com os encontros entre o dramaturg Lourival Andrade e os grupos teatrais dos municípios. Nesta fase final da etapa Regar, os grupos estão ouvindo a análise do dramaturg, contando também com as observações e opiniões de seus respectivos diretores e ensaiadores.
Este é o momento de ajuste final, para iniciar a etapa Florescer, com ensaios abertos, e estreia oficial. Jardim de Piranhas será a primeira cidade com realização de ensaio aberto, antecipando a estreia. O ensaio será dia 21, às 9h, no Real Sociedade Independente, com apresentação para idosos.
De 05 a 13 de agosto, ocorreram encontros com o dramaturg em São Vicente, Jucurutu, Lagoa Nova e Cerro Corá. No próximo dia 15, será em Jardim de Piranhas, das 16h às 19h. Alguns coletivos estão com roteiros que envolvem histórias locais, e outros estão optando por assuntos atuais da sociedade, como o bullying na escola, e a arte como forma de unir as pessoas.
“O que senti nos encontros já realizados é que os jovens estão muito empenhados. São coletivos com jovens focados, querendo aprender, ouvindo com atenção o que falo, como dramaturg, e também os diretores” diz Lourival Andrade, dramaturg.
O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo , com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais.