” Abram as Janelas ” foi o espetáculo do Grupo de Teatro FlorAção de Carnaúba dos Dantas RN, nesta última sexta 28, que é resultado do Projeto Trapiá Semente há seis meses naquele município.
Carnaúba que tem título oficial de “Terra da Música” apresentou um espetáculo todo musical, com texto cantado, envolvendo uma mensagem positiva de enxergar a vida com mais amor e alegria, envolvendo arte circense, cantiga de roda e a infância como peça chave desta mensagem de alegria de viver.
O texto, assim como o cenário e figurino, foi planejado e elaborado pelo grupo, com crianças e adolescentes, que tem como arte educador Wagner Cortez e produtora local, Maria Laura. As oficinas foram ministradas pelo arte educador do grupo e pelas equipes da Associação Cultural Trapiá e Mapa Realizações Culturais que estão a frente do Projeto Trapiá Semente pelo Seridó.
“Mais uma grande emoção nossa equipe sente, ao acompanhar o florescer de um grupo Trapiá Semente. Parabéns! Nosso sonho começa a virar realidade e vem mais por aí. Em breve vamos acordar em outro município Trapiá Semente” disse Alexandre Muniz, arte educador idealizador do Projeto Trapiá Semente.
A programação da culminância do Projeto Trapiá Semente contou com plantação de trapiá em praça pública e o espetáculo aberto ao público no Centro Pastoral Dom Adelino Dantas. Mas nada para por aí. Em 15 de novembro o “Abram Janelas” vem a Caicó apresentar-se na Aldeia SESC do SESC Seridó de Caicó, e para 2023 tem continuidade do projeto com a fase Cultivar.
“A semente foi plantada, floresceu e agora é cultivá-la. A ideia é que a gente continue, se fortaleça e se organize para que possa desenvolver projetos. Queremos circular pela cidade, inclusive nas escolas, apresentando o espetáculo. Já temos outras adolescentes querendo integrar o grupo, então, agora é manter, fortalecer o grupo, e seguir fazendo história, arte e teatro”, disse Wagner Cortez, arte educador do grupo FlorAção, que também é ator e escritor.
Na apresentação do espetáculo em Carnaúba dos Dantas, junto ao público, esteve presente o prefeito Gilson Dantas, o secretário de Cultura Marfran Medeiros e Janaína Moura que é diretora do Instituto Municipal João Cândido Filho, escola das crianças integrantes do Grupo de Teatro FlorAção.
Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern. Conta também com apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.