Municípios do Seridó preparam-se para culminância do Projeto Trapiá Semente

Os municípios da região Seridó que integram o Projeto Trapiá Semente, vem desenvolvendo oficinas para montagem de espetáculo desde março e preparam-se para finalizar a etapa Regar, com oficinas de Direção de Arte, e chegar a culminância com a etapa Florescer.

O projeto é dividido pelas etapas Semear, Regar, e Florescer, sendo que “Florescer” consiste na estreia de espetáculos criados e apresentados por crianças, adolescentes e jovens de seus respectivos municípios.

O projeto acontece em Currais Novos, Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Parelhas e Equador, tendo equipe da Trapiá Semente e Mapa Realizações Culturais realizando oficinas, além do arte educador de cada município a frente dos grupos.

Algumas oficinas foram realizadas agregando outros grupos, como professores e alunos de ensino fundamental, de forma que a comunidade possa ter acesso ao conhecimento e multiplicar a aprendizagem nas escolas, como ocorreu com a oficina de Bonecaria, que trata da confecção e manipulação de bonecos. A oficina enriquece a apresentação de conteúdo em salas de aula, inclusive dando possibilidade de realizar apresentações com mamulengos.

Os municípios também buscaram inovar no desenvolvimento das oficinas como o Grupo Xique-Xique de Acari, que tem Thiago Toscanno como arte educador, e realizou oficina em conjunto com o grupo Eskambau também de Acari, já promovendo a troca de conhecimento e a integração dentro das atividades.

Em Cruzeta a Companhia Teatral Flor de Liz, já participou como grupo teatral da cidade, na Festa da Colheita que é tradicional no calendário de eventos do município. A Cia. Flor de Liz, que tem Rienzz Elias como arte educador, apresentou peça de casamento matuto no evento, com roteiro criado pelos adolescentes do grupo. A culminância do projeto já tem data marcada em Cruzeta: será dia 26 de outubro, com o espetáculo “O Fantasma da Parede do Açude”

Atualmente, já caminhando para a culminância do Projeto, estão sendo agendadas as Oficinas de Direção de Arte, que iniciam neste mês de agosto. Em seguida, acontecem as estreias dos espetáculos. Todos os municípios já definiram os temas que serão levados ao palco nesta culminância, sendo alguns inspirados em lendas da comunidade.

Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern. Conta também com apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.

Fotos: Oficina de Bonecaria em Acari, em julho.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Cultura

Rolar para cima