De iniciativa do deputado Francisco do PT, aguarda aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte projeto de lei instituindo o “Dia Estadual da Geoparque Seridó”, a ser comemorado anualmente no dia 13 de abril.. “A proposição tem a intenção de promover a conscientização sobre o significado do Geoparque Seridó para o desenvolvimento econômico, social e turístico da região do Seridó Potiguar”.
Segundo o projeto, após 12 anos do início do Projeto de extensão Geoparque Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do trabalho realizado pelos pesquisadores, Janaina Medeiros e Marcos Nascimento, o Geoparque Seridó “ganhou notoriedade nacional e internacional, sendo avaliado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser reconhecido como um Geoparque Mundial.
Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da UNESCO em 35 países. No Brasil, o Parque Nacional do Araripe é o único Geoparque Mundial do país. Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os sítios e paisagens de significado geológico internacional são gerenciados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais.