Próximo dia 19 de novembro espetáculo: quatro luas (PE) – palco giratório Sesc – RN – Caicó/RN

Descrição do evento

PALCO GIRATÓRIO SESC/RN APRESENTA: “QUATRO LUAS” O BANDO COLETIVO DE TEATRO” (PE)

APRESENTAÇÃO DIA 19/11 – SESC CAICÓ/RN

Horário e Local: 19h Sesc Caicó, Endereço: R. Washington Luís, 55 – Boa Passagem, Caicó – RN, 59300-000

Entrada: 1kg de alimento para o Mesa Brasil Sesc

Gênero: Teatro

Classificação etária: Livre

Duração: 60 min

Sinopse: “Quatro Luas” é um espetáculo de teatro para infância com formas animadas e música ao vivo, inspirado no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. O espetáculo é contado e interpretado por um grupo de ciganos reunidos sob a sombra de uma velha árvore e a narrativa é baseada na história de Federico, um jovem ciganinho órfão que era fascinado pela Lua Cheia e tinha o sonho de subir em um cometa e voar bem alto em direção às estrelas, até conseguir alcança-las. Na busca pela realização de seu sonho, Federico, guiado pelos conselhos de quatro Luas de diferentes personalidades, adentra em uma jornada por um mundo encantado repleto de seres imaginários e animais falantes. No caminho, sem uma direção certa, o menino vai se encontrando e aprendendo a lidar com suas emoções e intuições. Nesta encenação as tradições Mouras, ciganas e nordestinas se misturam num caldeirão de imagens, sons e encantamento, uma porta aberta para o imaginário lorquiano, repletos de aromas de flor de laranjeiras, cores gris, seres fantásticos, luas enigmáticas e andarilhos sonhadores. Na cena, temas que poderiam ser classificados como indigestos, ainda mais no mundo das crianças, como a morte, a velhice e a solidão, ganham outros tons e contornos, outras possibilidades de nuances. A poesia se impõe e tudo se transforma podendo ser reinventado e metaforizado a cada instante, como num jogo de faz de conta, onde uma vereda, no meio do sertão nordestino, possa se transformar em um lugar no qual o tempo e o espaço não possam ser medidos nem comparados, onde a noção do real à que estamos atrelados possa ser revista, e onde possamos ser levados através da poesia ao mundo lúdico do teatro de animação. Um mundo onde quase tudo possa ser permitido, onde as crianças não sejam subestimadas e a gente grande possa brincar igual à criança, sem medo de sentir e sonhar.

Histórico do grupo (trajetória): Coletivo formado por um grupo de artistas com experiências de vida diferentes, mas com o um desejo em comum de estabelecer uma discussão viva e criativa sobre o fazer teatral, e suas múltiplas formas e práticas. Alguns dos componentes desta equipe já vêm desenvolvendo um trabalhando juntamente com o diretor Claudio Lira desde 2015, e de lá pra cá realizaram alguns trabalhos de relevância, como a montagem do espetáculo destinado ao teatro para infância e juventude “Sebastiana e Severina”, que conquistou nove prêmios no 22 Janeiro de Grandes Espetáculos de 2016, entre eles o de melhor direção e espetáculo. Este trabalho já circulou pela Paraíba, participou do Aldeia do Velho Chico 2016 promovido pelo SESC/PE, do XIX MIT Valongo em Portugal e do 18 Festival Recife do Teatro Nacional, entre outro festivais importantes. Em 2021, com espetáculo “Solo para um Sertão Blues” espetáculo criado a partir do livro premiado de Cida Pedrosa “Solo para Vialejo”, consolidamos parceria e estreitamos laços com diversos profissionais em torno da pesquisa acerca das tradições populares, ancestralidade e memória e criamos o “O Bando Coletivo de Teatro”. Agora com o mais novo espetáculo, “Quatro Luas”, voltamos novamente o nosso olhar para o teatro feito pra infância e juventude e nos debruçamos sobre o universo do escritor e poeta Federico Garcia Lorca e a pesquisa a cerca da linguagem de formas animadas. Com “O Bando Coletivo de Teatro” buscamos sempre dar continuidade a um trabalho de qualidade em prol do desejo de investigar as possibilidades cênicas contidas no encontro entre a vida e a arte, onde priorizamos a convivência e o aprimoramento compartilhado. Desejamos estarmos juntos contando novas histórias em favor do teatro. Dando mais um passo em direção ao real trabalho de grupo, num movimento para o qual a arte nos leva a todos.


Ficha técnica: Dramaturgia e Encenação: Claudio Lira Elenco: Brunna Martins, Célia Regina, Douglas Duan e Matheus Carlos Músicos: Zé Freire (Violão) e Arnaldo do Monte (Percussão) Dramaturgia Sonora, Direção Musical e Preparação Vocal: Douglas Duan Iluminação: Eron Villar Direção de Arte: Claudio Lira e Célia Regina Criação e confecção dos bonecos e adereços: Romualdo Freitas e Célia Regina Criação e confecção das Luas: Romualdo Freitas, Célia Regina e Adriano Freitas Confecção da Árvore: Douglas Duan Registro de Fotos e Vídeos: Colibri Audio Visual/Morgana Narjara Produção: Claudio Lira e o Grupo Realização: O Bando Coletivo de teatro

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Cultura

Rolar para cima