Em mais uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que aconteceu nesta terça-feira (19) de forma remota, o deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou importantes requerimentos. Em uma das propostas o parlamentar solicita a implementação de medidas para socorrer o setor artístico e cultural no Rio Grande do Norte, um dos mais afetados pela pandemia da COVID-19. A ideia de Vivaldo é incluir produções artísticas, em formato de vídeos feitos em casa, para serem divulgados em plataformas digitais e redes sociais, em parceria o Governo do Estado.
O pedido de Vivaldo foi encaminhado ao Diretor Geral da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano Neto. “A intenção é beneficiar aqueles artistas que vivem exclusivamente da cultura e da arte. Com esses vídeos realizados pelos artistas, o Poder Público, através de um contrato temporário, poderia realizar uma ajuda financeira a esse público, e ao mesmo tempo, promover o entretenimento e a cultura aos cidadãos neste período de crise e de isolamento social. As atividades artísticas e culturais estão muito afetadas pela pandemia da COVID-19, principalmente os pequenos artistas”, contou.
Estudos indicam que o setor artístico é um dos mais afetados. Desde o mês de março, as medidas necessárias de isolamento social e o fechamento de estabelecimentos, para evitar a propagação do coronavírus, têm dificultado a classe que vive da arte, nas mais diferentes vertentes.