Três dias após a renúncia de Cláudio Castro ao Governo do Rio de Janeiro, o Estado tem um novo governador. O deputado estadual Douglas Ruas (PL) foi eleito novo presidente da Alerj e, com isso, assume como chefe do Executivo até o fim do ano.
De um total de 70 deputados estaduais, 47 compareceram à sessão extraordinária convocada pelo presidente em exercício da Casa, Guilherme Delaroli (PL) nesta quinta-feira. Desses, 45 votaram a favor de Ruas.
Na linha sucessória, após a renúncia de Castro, o vice Thiago Pampolha assumiria o governo. Contudo, ano passado ele assumiu a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Em seguida, seria a vez do deputado estadual Rodrigo Bacellar, que era o presidente da Casa Legislativa. Contudo, ele teve o mandato cassado.
No período de setembro de 2023 a março deste ano, ele ocupou o cargo de secretário estadual das Cidades, que é a responsável por investimentos em obras em parceria com prefeituras em todo o RJ.
No momento, quem responde pelo governo do Rio de Janeiro é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro. A possibilidade é que Ruas assuma o Governo do Rio de Janeiro na próxima semana.


