A pesar da pandemia do Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e universidades particulares de Natal decidiram manter suas aulas normalmente. O Agora RN entrou em contato com a UnP, Uni-RN, Estácio e Unifacex. Todas confirmaram a permanência do calendário acadêmico sem alterações.
UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) também não fala em suspender aulas. No site da instituição há apenas uma recomendação quanto aos cuidados contra a doença. Veja AQUI.
UFRN
A UFRN criou na última sexta-feira (13) um comitê para discutir sobre o coronavírus e as principais ações que devem ser adotadas pela instituição, relativas ao vírus (veja AQUI). Presidido pelo vice-reitor, Hênio Miranda, o grupo é formado por especialistas na área.
Nesta segunda-feira (16), uma reunião foi realizada na UFRN para discutir a manutenção das aulas. O Comitê definiu que o calendário letivo deve ser mantido e apresentou os motivos à Reitoria da instituição.
UnP
A Universidade Potiguar (Unp) publicou em seu portal uma série de medidas que irá tomar em caso de contaminação dentro da instituição. Entre elas, a desinfecção e limpeza terminal da sala de aula (veja AQUI).
“Caso sejamos notificados de algum caso confirmado de COVID-19 em um de nossos Campi, as atividades da turma serão suspensas para realização da desinfecção e da limpeza terminal da sala de aula, além das áreas comuns da unidade. Tudo será informado por e-mail oficial da instituição, inclusive a data de retorno”, publicou a Unp.
Apesar da não suspensão das aulas, todas as universidades comentaram que estão em constante avaliação sobre os riscos dos seus alunos e funcionários. De acordo com as instituições, estão sendo realizados acompanhamentos e a situação irá variar conforme a circunstância no estado se agrave.
Alunos e membros de sindicatos e entidades relacionadas à UFRN se manifestaram contra a continuidade nas aulas. Ambos pedem a suspensão imediata do calendário acadêmico. O Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior (Atens), o Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn), o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (Sintest), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) apoiaram o ato contra a manutenção do período letivo.
No âmbito do ensino médio e fundamental, o Sindicato das Escolas Particulares do RN ainda estão em debate sobre o cancelamento das aulas. Já a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), também acompanha a situação da evolução dos casos no estado para poder definir algo.
“SEEC está alinhando ações de conscientização e prevenção ao COVID-19 nas escolas. Após a reunião que está marcada pra hoje a tarde com todo o o Governo, essas ações devem ser divulgadas. Sobre a suspensão de aulas, o decreto que foi publicado no sábado prevê a suspensão de aulas caso o quadro do novo coronavírus se agrave no RN. Por enquanto, as aulas estão mantidas”, afirmou em nota.
UERN
A UERN orienta faculdades e departamentos a adotarem sistemas online para conclusão das aulas e demais atividades do semestre 2019.2, que tem o encerramento marcado para o próximo dia 28 de março.
Agora RN*