No RN, 24% dos alunos da rede pública abandonam ou reprovam a cada ano

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, afirmou que a reprovação é o principal fator que leva estudantes à evasão escolar no Estado. “Nós fizemos uma estimativa de que um dos principais fatores que levam o aluno à evasão escolar hoje é a reprovação. Nós temos na rede pública cerca de 14% de reprovação e 10% de abandono escolar. Ou seja, anualmente, 24% dos nossos adolescentes e jovens ou são reprovados ou abandonam, ou fazem as duas coisas”, disse.

Segundo Socorro, a portaria que permite a progressão parcial de até seis disciplinas no ensino fundamental e médio foi criada para evitar que alunos deixem os estudos. “Nós chegamos à conclusão de que precisaríamos criar estímulo para que o aluno não abandone a escola pelo fato de ser reprovado. No regime atual o jovem tem uma suspensão na sua trajetória de um ano. Ele poderia estar no terceiro ano do ensino médio, cursando as disciplinas, mas é obrigado a repetir todo o conteúdo”, explicou.

A secretária destacou que a progressão parcial não significa aprovação automática. “Nós estamos criando um regime em que os alunos ficarão em dependência por componente curricular. Ele vai para a série seguinte, mas continuará em dependência no componente em que não foi aprovado. Se chegar à terceira série do ensino médio sem cumprir todos os componentes, ele não pode ser diplomado”, afirmou, em entrevista à Jovem Pan nesta quinta-feira 28.

AgoraRN*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Educação

Rolar para cima