Professores da rede pública do RN se reúnem com governo nesta segunda-feira, 31, para discutir reajuste salarial

O Governo do Estado se reúne nesta segunda-feira, 31, com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) para discutir o reajuste do piso salarial dos professores da educação básica. Anunciado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o reajuste, de 33,24%, tem resistência de parte dos prefeitos e governadores do Brasil, que alegam dificuldades financeiras para arcar com o custo. O Sinte/RN afirmou que vai lutar pela atualização integral.

Apesar do anúncio do reajuste, o novo valor só passa a valer quando Estados e Municípios atualizarem o valor. Na sexta, 28, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN (SEEC/RN) afirmou que estava em diálogo com outros setores da administração estadual para realizar o cálculo do reajuste salarial nas contas estaduais. Esse impacto vai ser apresentado durante a reunião e pode dificultar o pleito dos professores potiguares.

Segundo o coordenador do Sinte/RN, Bruno Vital, a categoria quer o reajuste integral por se tratar de um direito garantido na lei do piso, de 2008. A legislação estabelece um cálculo com base no valor-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos. “Esse é um direito nosso, que queremos garantir tanto no Estado quanto nos municípios para a valorização da categoria”, disse.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Educação

Rolar para cima