Sisu 2020: MEC confirma que inscrição começa nesta terça-feira (21) e divulga prorrogação

Após erro na correção em cerca de 6.000 provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Abraham Weintraub e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes confirmaram em rede social, na tarde desta segunda-feira (20), que as inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas nesta terça-feira (21) até as 23:59 do próximo domingo (26). Antes, as inscrições iam até a sexta-feira (24).

No anúncio, Weintraub disse ainda que os erros na correção do Enem atingiram menos de 6.000 provas feitas. Segundo o ministro, o problema aconteceu mais no segundo dia de provas e ocorreu em 4 cidades: Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG) e Iturama (MG). A justificativa dada para a “inconsistência” na correção do exame foi por ter havido problemas na impressão da prova.

Junto ao vídeo, o ministro divulgou o seguinte texto:

Aos participantes do Enem 2019. O @inep_oficial avaliou todas as notas, e cerca de 6000 apresentaram inconsistências. Ninguém será prejudicado! O Sisu abrirá amanhã e terá mais dois dias além do previsto, ou seja, vai até domingo (26). Novamente, pedimos desculpas pelo susto.

O sistema permite que candidatos que fizeram o Enem disputem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, que deve ser divulgada nesta sexta-feira (17), segundo o calendário do Inep responsável pela prova.

No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Para candidatar basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:

As inscrições vão de 21/1 a 26/1;

É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);

O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;

A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;

Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;

O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;

Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);

O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;

A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020

Abertura das inscrições: 21 de janeiro

Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro

Resultado: 28 de janeiro

Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2

Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

Por Marcelo Valadares, G1

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Sobre Educação

Rolar para cima