Em 2017, blogueiro que sofreu busca e apreensão no Maranhão foi preso pela PF por acusação de extorsão

No dia 21 de março de 2017 foi deflagrada uma operação no Maranhão que prendeu preventivamente um Policial Federal, Danilo dos Santos Silva, e os blogueiros Luís Pablo Conceição Almeida (Luís Pablo), Luis Assis Cardoso Silva de Almeida (Luís Cardoso) e Hilton Ferreira Neto (Neto Ferreira).

O primeiro citado, Luís Pablo, é o mesmo blogueiro que sofreu busca e apreensão no início de março deste ano por ordem do ministro Alexandre de Moraes. A acusação é a de que ele monitorava e perseguia os deslocamentos de Flávio Dino e seus familiares no estado, inclusive divulgando a placa dos automóveis utilizados por eles.

O caso de 2017 teve grande repercussão. O MP acusava o grupo, do qual Luís Pablo era um dos integrantes, de organização criminosa. Eles foram acusados por extorsões, corrupção ativa e crimes contra a honra.

Há uma reportagem da época da TV Globo local que narra como funcionava o esquema – assista no link ao final deste post.

“O grupo tem uma atuação variada. Já se comentava na cidade que eles tinham esse modo de vida e costumavam praticar extorsões a partir de publicações contra imagem de pessoas. Percebemos uma predileção por grandes empresários e por pessoas politicamente expostas”, afirmou em 2017 o delegado Max Eduardo Pinheiro, chefe do Núcleo de Inteligência Policial do Maranhão em entrevista à imprensa na sede da PF.

O grupo, segundo a acusação da época, que obtinha informações sigilosas sobre operações policiais e cobrava de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil para não divulgá-las na mídia local. No vídeo abaixo um dos empresários que teria sido achacado relata como funcionava o esquema.

Os blogueiros, segundo reportagem do Jornal o Imparcial da época, atuavam em conjunto havendo um rateio de atividades entre os membros do grupo. Um ou dois começavam postagens negativas e outros contrabalançavam, abrindo a “possibilidade de aproximação” junto ao dono das postagens. Após a extorsão, os valores eram rateados entre os participantes.

Depois da prisão, o inquérito foi arquivado porque o juiz do caso considerou as explicações dos blogueiros suficientes.

Revista Fórum*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima