Dois homens, um empresário e um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, foram presos nesta sexta-feira (20) durante a “Operação Última Ceia”, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. A ação ocorreu em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, e no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul da capital, com apoio de cerca de 70 policiais civis, além do Canil da corporação, com as cadelas Aika e Luna auxiliando na localização de celulares e objetos ligados aos investigados.
As investigações apontam que o grupo praticava extorsão, agiotagem e associação criminosa, cobrando dívidas oriundas de empréstimos informais de forma violenta e intimidatória. Além de juros abusivos, os suspeitos exigiam pagamentos adicionais relacionados à “Operação Amicis”, deflagrada em junho de 2025 contra um esquema milionário envolvendo empresários, influenciadores e contadores.
As vítimas eram submetidas a terror psicológico, com monitoramento de rotinas diárias, inclusive de crianças e adolescentes, vigilância constante em residências e condomínios, rondas frequentes e envio de bilhetes ameaçadores. Em uma das situações, um dos suspeitos se sentou à mesa do café da manhã de uma vítima sem autorização, reforçando o clima de intimidação.
Durante as buscas, foram apreendidos valores em dinheiro nacional e estrangeiro, incluindo cerca de 7.535 dólares, 700 euros e R$ 12,7 mil, totalizando aproximadamente R$ 55,7 mil, além de cinco veículos, entre eles um automóvel utilizado para perseguir as vítimas e registrado em imagens durante práticas criminosas. Documentos e outros materiais foram recolhidos para análise das movimentações financeiras do grupo.
O sargento da PM investigado possui histórico de envolvimento em crimes graves, incluindo participação em grupo de extermínio e homicídios, além de prisões anteriores por peculato e crimes relacionados a armas de fogo. Na operação desta sexta-feira, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
O nome da operação, “Última Ceia”, faz referência a um símbolo identificado durante as investigações: um dos suspeitos se autointitulava “escolhido de Jesus”, reforçando o caráter de intimidação e terror psicológico aplicado às vítimas.
Empresário e PM são presos no RN por extorsão, agiotagem e perseguição a vítimashttps://t.co/flHgzJHBmy pic.twitter.com/by0hoq5maB
— 98 FM Natal (@98FMNatal) March 20, 2026


