Bortoleto é confirmado, e Brasil terá representante na Fórmula 1 após sete anos

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi confirmado pela Sauber como piloto titular e vai disputar a Fórmula 1 no ano que vem ao lado do alemão Nico Hülkenberg. O Brasil não tinha um representante no torneio desde 2017, último ano de Felipe Massa no grid.

Bortoleto tem 20 anos, é o líder da Fórmula 2 e atual campeão da Fórmula 3. Como assinou contrato plurianual com a Sauber, Gabriel Bortoleto deixará o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren.

“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Meu objetivo é crescer com este projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo”, afirmou o piloto.

Os titulares Valtteri Bottas e Guanyu Zhou não tiveram os contratos renovados com a Sauber.

Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, completou.

Nico já havia sido confirmado para a próxima temporada em abril deste ano.

Elogiado por pilotos

No último domingo (3), o atual líder da Fórmula 1, Max Verstappen, elogiou o brasileiro: “Se eu fosse a Sauber, já o teria contratado”, disse o piloto holandês aos repórteres antes do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos.

“Especialmente se esse for o futuro, você sabe, jovens pilotos. E 2026, uma grande mudança nas regras. É sempre bom se acostumar com uma equipe por um ano, cometer seus erros aqui e ali, se integrar bem, entender um pouco o carro”, completou.

Oscar Piastri, da McLaren, que ganhou o título da F3 em 2020 e da F2 em 2021, mas teve que esperar um ano antes de conseguir uma vaga na F1, concordou que Bortoleto merecia estar no grid da F1 no ano que vem.

“Acho que ele está fazendo um trabalho impressionante. Tenho experiência pessoal com a dor de não conseguir uma vaga. Então, para o bem dele, espero que ele não tenha que passar por isso”, disse o australiano.

CNN*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Esporte

Rolar para cima