O lançamento do VF-22, carro da Haas para 2022, inaugura nesta sexta-feira a temporada de apresentações mais aguardada dos últimos anos na F1. Última colocada no Mundial de Construtores do ano passado, com zero ponto, a equipe americana era até ontem uma das únicas que não haviam divulgado a data de lançamento.
Pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que o carro seria mostrado já nesta sexta.
Agora, 9 dos 10 times da F1 já informaram quando vão revelar seus modelos 2022. Na quarta que vem será a vez da Red Bull, seguida por Aston Martin, na quinta, e McLaren, na sexta. Depois virão AlphaTauri (dia 14), Ferrari (17), Mercedes (18), Alpine (21) e Alfa Romeo (27).
A exceção é a Williams, que em 2018, 2019 e 2020 foi lanterna do Mundial. Havia muito tempo que uma temporada de lançamentos não despertava tanta ansiedade e curiosidade dos fãs e da imprensa. O motivo: os carros serão bem diferentes em relação aos modelos dos últimos anos, fruto de mudanças profundas no Regulamento Técnico. O objetivo é permitir que os pilotos andem mais próximos uns dos outros, reduzindo a turbulência gerada pelos componentes aerodinâmicos.