Câmara Municipal promove Assembleia sobre os impactos climáticos

É urgente e vital. A audiência pública que será realizada na tarde desta quinta-feira (18) para debater o tema “Emergência Climática: a Necessidade de se Plantar 50.000 árvores em Natal” foi proposta pelo Professor Robério Paulino (Psol) e é uma das ações práticas previstas na Conferência Potiguar do Clima (Cop do RN) que deliberou, em sua carta pública, a união de esforços para o plantio de 5 milhões de árvores, em 5 anos, no Rio Grande do Norte. A meta é trabalhar para fomentar a adaptação e o enfrentamento em relação aos impactos advindos das mudanças climáticas em todo o estado.

Nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril, em uma das mesas temáticas da Cop do RN foi tratado o tema: “Desertificação” que contou com a apresentação de um estudo realizado pelo IFRN revelando que a capital do Rio Grande do Norte ficou 1,5º C mais quente ao longo de 30 anos, principalmente por causa da redução da cobertura vegetal que perdeu cerca de 50% de sua arvores, no período. “Registramos um acréscimo da temperatura de 0,9º até 2º, com média de 1,5º de aumento de temperatura. O crescimento da área urbana, a verticalização, a eliminação da vegetação, intensificaram essa grave consequência que estamos literalmente sentindo na pele.” Afirmou o doutor em climatologia e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Malco Jeiel que apresentou os dados levantados entre 1984 a 2013, na Conferência.

A audiência também está baseada na promulgação dos dispositivos vetados pela prefeitura municipal, em razão da rejeição ao veto parcial a Lei no 7.206, de 21 de setembro de 2021, que “Dispõe sobre o plantio de 50 mil árvores em Natal e apresenta pacote legislativo ambiental para a cidade”. A Câmara Municipal de Natal decidiu manter o texto, que obriga o Poder Executivo a promover o plantio de 50 (cinquenta) mil árvores nativas de médio e grande porte na cidade em 4 (quatro) anos, contados da promulgação desta Lei.

Para o vereador Robério Paulino, autor da lei, é preciso viabilizar alternativas para combater o aquecimento global com o plantio de árvores, o consumo consciente e o investimento na educação ambiental nas escolas, sob pena de a sociedade sofrer consequências irreparáveis. “É preciso pautar políticas públicas para debates para que os governos façam alocação de recursos para obras efetivas. Por isso, realizamos a Cop Clima do RN, que foi um sucesso com mais de 1.000 inscritos e vamos realizar na audiência especialistas, representantes de organizações sociais que tratarão do do tema junto a representantes do Estado e da Prefeitura do Natal. Se todos nos unirmos poderemos ser exemplo para todo o país.” Declarou otimista o vereador.

Cada um dos convidados fará uma breve apresentação e em seguida exporá suas propostas e ações que estão executando. Logo após, a audiência será aberta para a plateia que fará suas ponderações.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Eventos

Rolar para cima