Cooperativa potiguar presente na feira educacional realizada em São José do Rio Preto, com extensa programação e participação de 12 estados
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu) foi referência na segunda edição da Expoeducare, considerada maior feira educacional do interior do estado de São Paulo. O evento reuniu em São José do Rio Preto (SP) um público de três mil pessoas de 12 estados brasileiros, entre participantes, palestrantes e expositores.
O presidente da Coopedu, Alexandre Soares, foi um dos palestrantes de destaque do evento, ao lado de Rossandro Klinjey e Renato Casagrande, do Instituto Renato Casagrande, entre outros nomes importantes do setor da educação. A Coopedu estava presente como um case de sucesso e com um estande. “O evento foi muito interessante, onde apresentamos a Coopedu de uma forma bem completa, mostrando todas as vantagens da cooperativa, nossos cases de sucesso, tudo o que a gente tinha feito até então, os resultados que a gente obteve. A Coopedu estava com um estande, onde muitas pessoas foram fazer cotação, conversar um pouco mais, tirar dúvidas, receber o nosso folder, bater um papo, foi muito interessante mesmo. Uma região muito rica, uma região com bastante influência na área da educação brasileira, e a gente conseguiu mostrar bons resultados”, declarou Alexandre Soares.
Foram dois dias de programação e imersão com palestras, apresentações culturais, visitas ao pavilhão de estandes, workshops, oficinas práticas e rodas de conversa.
Estiveram presentes professores, gestores, secretários e lideranças da área educacional de mais de 300 municípios do País. Com o tema “Educação e Tecnologia em suas Relações Afetivas de Aprendizagem”, a Expoeducare 2024 trouxe a Monja Coen pela primeira vez em um evento no Noroeste Paulista. Rossandro Klinjey, Emília Cipriano, Regina Shudo, Cléber Fabiano, Luciana Brites, Diogo Almeida e as fundadoras da SOS Educação, Taís Bento e Roberta Bento também compartilharam conhecimento e experiências em suas áreas de atuação.
Um dos destaques desta segunda edição foram os workshops gratuitos que abordaram os seguintes temas: “Percussão Afro-brasileira”, “Canto Coral Africano”, “Vivendo a Sociedade 5.0”, “Autocuidado com Aromaterapia”, “Narrativas Digitais utilizando Storytelling”, “Desvendando Fake News com Inteligência Artificial (IA)”, “Visagismo: dicas para elevar a autoestima e o autoconhecimento”, “LabSenac – Inovação na prática”, “Café com Projeto de Vida”, “Família/Escola: laços que favorecem a competência do ler e escrever” e “Autismo na sala de aula: recursos que fomentam a inclusão”.
Segundo o CEO e fundador da Expoeducare, Antônio Câmara, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo de discutir o futuro da educação, apresentando inovações e soluções que facilitam o ensino em todas as etapas, desde a educação básica até o ensino superior. “Durante esses dois dias de feira educacional com palestras e inúmeras atividades multiculturais e socioeducativas gratuitas conseguimos compartilhar experiências, informações e, principalmente, refletir e dialogar sobre as questões de políticas públicas relacionadas à qualidade do ensino brasileiro. Promovemos a troca de experiências para a conquista de um ensino mais moderno, humanizado e tecnológico para todos”, enfatizou.