O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) realizou, na última sexta-feira (22), a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023. O evento reuniu alunos, professores, coordenadores pedagógicos, secretários de Educação e prefeitos de vários municípios que participaram do projeto este ano. Os quatro trabalhos vencedores nas categorias música, poesia, conto e desenho, todos com o tema trabalho infantil, de estudantes de todo o Rio Grande do Norte, emocionaram a plateia com suas apresentações e já estão concorrendo na etapa nacional do prêmio.
A cerimônia de premiação foi prestigiada com a apresentação do Coral Tocando a Vida com D’Amore, das crianças assistidas pela ONG Atitude Cooperação, que cantaram Carinhoso, de Pixinguinha, e Anunciação, de Alceu Valença.
Na mesa de abertura do evento, o procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira, falou da importância de levar o tema trabalho infantil à sala de aula. “O objetivo do projeto MPT na Escola não é efetivamente doutrinar crianças ou professores ou profissionais da Educação em relação a qualquer tema. É apenas despertar; é tentar levar para o ambiente escolar uma semente, uma pequena provocação acerca dos malefícios, do retrocesso civilizatório e humano que é o trabalho infantil”, ressaltou.
Sua fala foi complementada pela professora Cleonice Kozerski: “O despertar é para quem participa e para outros que são levados, porque quem participa enxerga outras realidades e pode ajudar seu vizinho, seu amigo, seu colega”, destacou a representante da Secretaria Estadual de Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer do RN.
Também compuseram a mesa de abertura o superintendente Regional do Trabalho no RN, Cláudio Gabriel de Macedo Júnior; Ieda Fernandes, do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente; Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova, e presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN); a vice-prefeita do Município de Currais Novos, Ana Albuquerque; Ivanildo Filho, prefeito do Município de Timbaúba dos Batistas; Aldemar Teixeira, Secretário de Educação do Município de Macaíba, e Antônio Eronildo, representando o Município de Parnamirim.
Vencedores da etapa estadual – Em seguida, se apresentaram os alunos da Escola Municipal Paulino de Araújo, de Timbaúba dos Batistas, vencedores do prêmio na categoria música, na qual concorreram com outros 11 inscritos. Os compositores da canção vencedora, “José tem que estudar”, foram os estudantes Carlos Augusto Pereira Silva, Paôla Paulina Santos Dantas, Vitória Laryssa Sousa de Lira, Joyce Karoline Ferreira da Silva e Maria Rita Araújo Batista. Depois de emocionarem a plateia com a música vencedora, eles ainda apresentaram outra composição, feita em homenagem à cidade de Timbaúba dos Batistas.
MPT na Escola – O projeto MPT na Escola é uma iniciativa da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), grupo de trabalho do Ministério Público do Trabalho que tem como objetivo ampliar o debate sobre o trabalho infantil e suas formas de erradicação.
Este ano, foram inscritos 76 trabalhos de estudantes de 48 municípios potiguares na etapa estadual do prêmio. Participaram alunas e alunos de escolas municipais e estaduais nas quatro categorias – conto, desenho, música e poesia, com trabalhos com o tema trabalho infantil. A categoria desenho foi a que recebeu maior número de inscrições: 24 obras aptas a concorrer ao prêmio. Em seguida, vieram as categorias de conto e poesia, com 20 inscrições cada, e a categoria música, com 12 inscrições.
A cerimônia completa da premiação do MPT na Escola 2023 pode ser assistida em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/live/zGyG72un7eo?si=49EWHy4AHNXJXh7A.
Veja as fotos do evento em nosso Google Fotos: https://photos.app.goo.gl/TVvKhSPnnzgyGVY86.