A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró realizaram terça-feira (28) de maio, às 15h, na II Ursap uma reunião para alinhamento da Oficina de qualificação profissional no atendimento à população Warao em Mossoró.
O povo Warao quando sai de suas cidades de origem, além de enfrentar barreiras linguísticas, enfrentam barreiras culturais e de acesso à saúde e educação.
O objetivo da Oficina é sensibilizar a rede e estabelecer diálogos iniciais para aprimorar o atendimento a essa população. É fundamental um esforço contínuo para garantir a sustentabilidade e o bem-estar das famílias Warao. Precisamos elaborar e aprovar mecanismos legais e administrativos para o acesso às políticas públicas.
“Essa demanda já vem sendo discutida entre esses órgãos juntamente com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) desde o final do ano de 2023, para que melhor possamos atender, inclusive em aspectos culturais os indígenas venezuelanos, de etnia warao em Mossoró”, disse a Referência Técnica da Atenção Primaria à Saúde (APS) da II Ursap; Kleylenda Linhares.
Presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a Referência Técnica da Atenção Primaria à Saúde (APS) da II Ursap; Kleylenda Linhares, os técnicos da FUNAI, Lílian Borges, Alan Alexandre Polenis da Silva e Eduardo Dezidério Chaves, a Referência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró para a população Warao, Ivana Conceição Porto Morais, a diretora da UBS Sinharinha Borges, Maria Naire Benedito Oliveira e a liderança indígena Warao, Librando José Rattia.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP


